O filtro de combustível tem a função de impedir que partículas de sujeira provenientes do álcool, gasolina ou diesel cheguem à bomba de combustível, ao bico injetor e a outros componentes do motor.
Por isso, é importante sempre fazer a manutenção deste componente, para que ele funcione sempre em bom estado. “Quando saturado, o filtro de combustível pode entupir bicos injetores, fazer o motor perder a força e até parar de funcionar, bem como causar a queima da bomba elétrica de combustível. É essa peça que protege todo sistema de alimentação do combustível”, afirma Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Wix.
A recomendação é efetuar a manutenção dos filtros de combustível, e também o de ar e de óleo, dentro dos prazos estipulados pelo fabricante do veículo. É igualmente importante avaliar regularmente a vida útil do componente, levando em conta a possibilidade de comprometimento das peças pela utilização de combustível de baixa qualidade, por exemplo.
“A substituição preventiva dos filtros e dos intervalos de trocas preservam a durabilidade do motor, evitando desgaste prematuro de peças e perfeito funcionamento de todo o conjunto”, finaliza Jair.



